Tamanho do texto

Serasa Experian vê crescimento de 5,1%, enquanto SCPC registra expansão de 4,1%

O faturamento do comércio brasileiro melhorou nesse final de ano, apontam os principais serviços de informação sobre crédito. As vendas na semana do Natal subiram 5,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, afirma a Serasa Experian. Já os dados da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), apontam que as vendas do comércio no período cresceram 4,1%, na comparação com 2011.

- Veja também: comércio eletrônico faz saldão com encalhes do Natal

Segundo indicador "Atividade do Comércio - Natal 2012", da Serasa, no período de 18 a 24 de dezembro "o resultado das vendas do varejo pode ser considerado bom, diante do cenário de fraco crescimento da economia".

O levantamento usou como base consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian na semana do Natal e no final de semana anterior ao feriado, entre 21 e 23 de dezembro.

- E ainda: levantamento da Mastercard aponta alta de apenas 0,7% nas vendas de Natal

A empresa informou que no final de semana antecedente ao Natal as vendas no comércio cresceram 3,9% sobre o mesmo período de 2011, quando a expansão frente ao ano anterior havia sido de 2,5%.

A Boa Vista Serviços lembra que o crescimento de 4,1% já seria maior do que o observado em 2011, quando as vendas no comércio superaram em 2,4% o mesmo período de 2010.

O cálculo da empresa também é baseado em amostras das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista Serviços, com abrangência nacional. A Boa Vista informa que foram consideradas as consultas realizadas no período de 17 a 24 de dezembro de 2012.


* Com Reuters

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.