Tamanho do texto

Últimas semanas com menos negócios do que o esperado levaram os consultores americanos a reduzir a expectativa de vendas para o fim de ano

Reuters

A poucas horas do Natal, os comerciantes nos Estados Unidos ainda negociam com os cosumidores ofertas desde TVs a roupas com marca de celebridades. As últimas semanas com menos negócios do que o esperado levaram os consultores a reduzir a expectativa de vendas para o fim de ano.

Veja"Abismo fiscal" se aproxima nos EUA enquanto políticos trocam acusações

Alguns analistas afirmaram que os consumidores compravam pouco, apesar de eles ainda estarem visitando as lojas e sites. Uma vez que o fim do ano pode representar 30% das vendas anuais e metade do lucro para muitas lojas, pequenas diferenças podem ser cruciais.

Comerciantes americanos buscam aumentar vendas no Natal
ASSOCIATED PRESS/AP
Comerciantes americanos buscam aumentar vendas no Natal

"A atitude do consumidor foi da euforia do fim de semana de Ação de Graças a um comportamento mais contido agora ", afirmou o consultor Thom Blischok.

Antes da estação começar, Blischok esperava um aumento de mais de 5% nas vendas em novembro e dezembro, em relação ao mesmo período no ano passado. Agora, ele diz que um ganho de 2% a 2,5% parece mais provável.

LeiaIndústria fraca reduz preços dos produtos para o Natal

A empresa de pesquisa ShopperTrak também reduziu a sua previsão: de 3,3% para 2,5%.

"A estação vai ser OK. Não vai ser forte como no ano passado, mas não vai ser ruim como se temia", declarou o analista Joseph Feldman.

A estudante Terene Collymore, por exemplo, disse estar sendo mais cuidadosa nete ano. "Não jogo dinheiro fora."

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.