Tamanho do texto

No ano, as falências decretadas cresceram 8,7%, segundo dados da Boa Vista Serviços

Agência Estado

O número de pedidos de falência caiu 9,9% em novembro na comparação com outubro e recuou 7,4% sobre novembro de 2011, segundo dados da Boa Vista Serviços divulgados nesta sexta-feira. No entanto, no acumulado dos 11 primeiros meses do ano, os pedidos de falência apresentam um crescimento de 17,8% ante igual período de 2011.

Segundo a Boa Vista, as falências decretadas recuaram 29,1% em novembro sobre outubro, mas subiram 48,8% ante igual período de 2011. No ano, as falências decretadas cresceram 8,7%. Já os pedidos de recuperação judicial caíram 5,6% sobre outubro, mas dispararam 27,5% ante novembro de 2011 e 59,1% no acumulado do ano, na comparação com o mesmo período de 2011.

De acordo com a Boa Vista, a desaceleração da economia observada em 2011, que se estende por 2012, impactou a capacidade de pagamento das empresas, prejudicou o desempenho financeiro e contribuiu para a elevação os pedidos de falência e de recuperação judicial em 2012. O quadro deve melhorar, segundo a empresa, com a esperada retomada da economia a partir do quarto trimestre de 2012.

Ainda de acordo com a Boa Vista, o cenário favorável do mercado de trabalho, a redução das taxas de juros e a manutenção das isenções de impostos em alguns setores da economia ainda não aliviaram os riscos de insolvência, mas podem contribuir para aliviar a pressão sobre a geração de caixa e da capacidade de pagamento das empresas nos próximos meses.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.