Tamanho do texto

Pesquisa tem por objetivo escolher, entre os nomes de destaque no noticiário, o Personagem da Semana

A partir desta segunda-feira, o site do BRASIL ECONÔMICO apresenta um novo modelo de enquete, com os votos sendo computados em tempo real. A cada semana, seis participantes que estiveram nas páginas do jornal na semana anterior, que receberam destaque ou repercutiram na mídia brasileira, disputarão para ser o Personagem da Semana. Para a inauguração da pesquisa de hoje, as personalidades renomadas como Mario Garnero, presidente da Brasilinvest, Cleber Morais, presidente da Bematech, Eugenio Razelli, presidente da Magneti Marelli, Augusto Oliveira Junior, presidente da Josapar (dona da marca de arroz Tio João), Rodrigo Kede, presidente da IBM do Brasil, e Sergio Cabral, governador do Rio de Janeiro, serão votados pelos leitores.

Com a enquete, possível por meio da ferramenta Real Time, os usuários participarão de uma pesquisa semanalmente, na qual a redação do jornal selecionará seis nomes de empresários, executivos e autoridades que tenham se destacado nas áreas de economia, política e negócios.A votação se iniciará a cada segunda-feira, às 9h, e os nomes dos escolhidos serão disponibilizados no site do BRASIL ECONÔMICO para que os internautas votem no Personagem da Semana , por intermédio da tecnologia Real Time. A eleição se estenderá até a sexta-feira, às 12h. O sistema de votação é completamente transparente, uma vez que só é permitida uma votação por IP, com o voto sendo computado automaticamente e, em seguida, é apresentada uma prévia de resultados. A tecnologia permitirá ainda ao internauta conferir, em tempo real, a preferência dos outros usuários na votação.

Segundo Ricardo Galuppo, publisher do BRASIL ECONÔMICO, a pesquisa mostrará o reconhecimento do profissional. “Em geral, o jornalismo tem a dificuldade de reconhecer ações empreendedoras significativas, pois geralmente são mostrados casos de pessoas e empresas com atitudes negativas. Com a enquete, os leitores poderão conhecer o trabalho dos executivos e ver que existe um aspecto empreendedor que merece ser destacado como meritório, criando um espaço que é pouco visto na mídia”, pontua Galuppo. Na semana seguinte, a edição impressa do BRASIL ECONÔMICO publicará uma reportagem sobre o Personagem da Semana, destacando os motivos pelos quais ele foi escolhido, sua contribuição para seu setor de atuação, para a economia e para o país em geral, com um caráter informativo sobre o ganhador. Na mesma edição, serão divulgados os nomes dos próximos “candidatos” a Personagem da Semana, cuja votação começará às 9h do mesmo dia.

De acordo com Joaquim Castanheira, diretor de Redação do BRASIL ECONÔMICO, “a pesquisa aproxima cada vez mais as pessoas de prestígio que estão nas páginas do jornal do leitor, pois é uma oportunidade do internauta de expressar a sua opinião e participar do conteúdo do jornal”, explica Castanheira.

Mensalmente, o personagem mais votado entre todos os “candidatos” será o Personagem do Mês, que será anunciado tanto no jornal impresso quanto no site. Não haverá uma votação específica para a eleição do Personagem do Mês. Para entrar na votação, os nomes importantes passarão por um processo de seleção. Entre os critérios destacados estão a relevância do personagem; importância do assunto no qual o personagem é protagonista; impacto da ação desse personagem no universo corporativo, na economia ou na política.

“É impossível fazer uma enquete dessas, com um grau de agilidade, precisão e transparência, sem a tecnologia do Real Time. É um sistema muito rápido, fácil e dinâmico, que vai despertar um interesse grande no leitor, além da confiança”, explica o diretor de Redação do jornal, completando ainda que para votar não será necessário instalar outros programas. Além disso, Castanheira aponta para os próximos passos e aposta em mais vantagens do Real Time para fazer uma interação maior entre o leitor e o BRASIL ECONÔMICO.

Todo fim de ano, os 12 Personagens do Mês participarão de uma eleição específica junto aos internautas para a escolha do Personagem do Ano. O eleito será homenageado em um evento específico para esse fim, no qual receberá um prêmio. Para 2013, como o início da enquete acontece em dezembro de 2012, disputarão a pesquisa de Personagem do Ano 13 personalidades que venceram o Personagem do Mês.

Tecnologia

A ferramenta Real Time está inserida na recém-conhecida computação em nuvem para ser utilizada pela empresa, que passa a comprar as informações necessárias. André Parreira, CEO da plataforma Real Time, compara um site antes da ferramenta e depois. “É inédito. É como você terminar de ler um livro e ir assistir televisão. São duas coisas diferentes, assim como um site estático e um site interativo.” Saiba mais sobre essa inovação no artigo de Ricardo Galuppo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.