Tamanho do texto

Segundo o instituto, interrupção acontece devido a atualização da metodologia, que será depois aplicada a toda a série histórica das contas nacionais, com início em 1995; conclusão do trabalho está previsto para o fim de 2014 ou início de 2015

Agência Estado

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai suspender a divulgação das contas nacionais anuais dentro de um projeto de readequação da metodologia de cálculo do PIB nacional. O resultado das Contas Nacionais de 2010 já não será divulgado este ano. Como consequência, as contas regionais serão divulgadas tendo como base as contas nacionais trimestrais.

"O que vocês têm das contas de 2010 atualmente é o que vem das contas trimestrais. A gente vai parar por dois anos a publicação das contas definitivas para fazer atualização, e depois a gente vai voltar a divulgar as contas definitivas", contou Rebeca Palis, gerente da Coordenação de Contas regionais do IBGE.

Entre as mudanças, está a adoção da classificação de produtos e atividades integrada com a CNAE 2.0 (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e a introdução dos resultados do Censo Agropecuário. Mas o principal objetivo é adequar a metodologia de cálculo do PIB ao novo manual de contas internacional.

"A gente atualmente segue o manual internacional de 1993. Mas já foi lançado em 2009 o manual de 2008. O Brasil entrou nesse processo para se adequar ao novo manual", explicou a gerente do IBGE. "Existe um movimento mundial de todos os países para se adequar ao novo manual", acrescentou.

A equipe do IBGE informa que já começou o trabalho de atualização da metodologia, que será depois aplicada a toda a série histórica das contas nacionais, com início em 1995.

"Estamos fazendo a reformulação da série. Já começamos a fazer seminários, já fomos ao governo fazer uma reunião e explicar o que vamos fazer", disse Rebeca. "A gente fez isso no ano de 2006 e divulgou a série atual em 2007. Então a gente vai fazer o mesmo processo".

A conclusão do trabalho de revisão das contas nacionais está previsto para o fim de 2014 ou início de 2015. Nos próximos anos, não serão divulgados resultados das contas anuais de 2010 e 2011. Quando o trabalho de revisão estiver terminado, o IBGE divulgará os dados dos anos que ficaram faltando e mais a série histórica ajustada de acordo com o novo modelo, ou seja, de 1995 a 2012.

"Vamos divulgar as contas anuais, as trimestrais reformuladas, as regionais e o PIB municipal, tudo isso de 1995 a 2012", declarou Rebeca. "Algumas coisas (do manual internacional) não se aplicam à realidade daqui. Vamos ver o que é factível mudar ou não. Vamos fazer seminários com a imprensa também para explicar. Só aí a gente vai ter também uma ideia do impacto (das mudanças)".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.