Tamanho do texto

Nesta terça-feira, Glencore também aprovou negócio, um dos maiores da história do setor

Reuters

Vitória: acordo para criar uma poderosa mineradora e trading agora está ao alcance da Glencore
Getty Images
Vitória: acordo para criar uma poderosa mineradora e trading agora está ao alcance da Glencore

LONDRES – Os acionistas da Xstrata's aprovaram a sua aquisição pela trader de commodities Glencore, mas sem o controverso plano para manter os principais diretores da mineradora. O negócio gira em torno de 31 bilhões de dólares, um dos maiores da história do setor – e sua negociação se arrasta há nove meses. 

- Mais: China planeja cortar imposto de produtores de minério de ferro

A Xstrata informou que 78,88% dos acionistas votaram a favor da segunda de duas deliberações do acordo. A primeira deliberação – que teria aprovado o acordo com o plano de retenção da diretoria – não foi aprovada, depois que não conseguiu o limite necessário de 75% dos votos.

O plano de retenção será votado separadamente. A diretoria da Xstrata recomendou que os acionistas votem a favor da primeira deliberação.

No início desta terça-feira, os acionistas da Glencore apoiaram o acordo amplamente , abrindo o caminho para uma das maiores fusões no setor de todos os tempos.

Depois de nove meses de tensas negociações, reuniões tarde da noite e mudanças de última hora, o acordo para criar uma poderosa mineradora e trading está ao alcance da Glencore – uma vitória pessoal para seu maior acionista, negociador essencial e diretor-executivo, Ivan Glasenberg, que também irá liderar o grupo combinado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.