Tamanho do texto

Quase todos os grandes grupos continuam sofrendo quedas de dois dígitos, com consumidores mostrando pouca inclinação a fazer compras caras

Reuters

O mercado europeu de veículos novos encolheu em um ritmo menor em outubro em relação aos meses anteriores, mas quase todos os grandes grupos continuam sofrendo quedas de dois dígitos, com consumidores mostrando pouca inclinação a fazer compras caras em uma economia lenta.

Os licenciamentos de automóveis novos na União Europeia caíram 4,8% no mês passado, para 1 milhão de unidades, segundo dados do grupo industrial Acea divulgados nesta sexta-feira. Os números da Acea mostraram que a líder de vendas na Europa, a alemã Volkswagen, registrou uma queda de 0,5%, para 127.793 veículos vendidos.

Veja também:  Vendas do grupo Volkswagen sobem 14,6% em outubro

No ano até outubro, o mercado de automóveis na Europa Ocidental encolheu em 7,3%, para 10,3 milhões de veículos vendidos. O Reino Unido foi o único mercado importante a registrar crescimento em outubro, com alta de 12,1%.

A Ford, segunda montadora com maiores vendas no continente, sofreu uma queda de 8,3%, com 72.330 carros vendidos, e a Opel, da GM, encolheu 12,8%, com 57.758 veículos comercializados.

A Peugeot recuperou o posto de marca francesa mais vendida, com 63.997 unidades, ou 4,5% menos na comparação anual, e a Renault vendeu 63.690 veículos, queda de 25,5% ano a ano.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.