Tamanho do texto

Alvin Roth estudou como alguns "mercados" podem ser restringidos por serem repugnantes

Roth é especializado em teoria dos jogos e leva fatores como repugnância em conta nos cálculos
Universidade de Harvard
Roth é especializado em teoria dos jogos e leva fatores como repugnância em conta nos cálculos

O pesquisador norte-americano Alvin Roth, laureado com o Nobel de Economia por teorias sobre "modelos de mercado" , tem publicado estudos a respeito de assuntos pouco convencionais. Num deles, escrito em 2007 , o pesquisador analisa como o fator "repugnância" pode acabar restringindo alguns mercados – entre eles, o "mercado" das competições de arremessos de anões.

- Dupla de norte-americanos leva Nobel de Economia de 2012

A prática consiste no lançamento de anões à maior distância possível, e normalmente é realizada em bares. Mas alguns países, como França e Canadá, além de estados norte-americanos como Flórida e Nova York, proíbem a atividade. O fato restringiu o mercado de trabalho para anões desses locais, que já encontravam dificuldades para arrumar emprego devido às limitações físicas, explica Roth. 

"Um anão francês, que era empregado por uma empresa chamada Société FunProductions, processou com sucesso as cortes do país para que a proibição fosse revertida", conta o estudo do professor de Harvard. Quando a proibição voltou a ser aplicada, em 1995, por "ofender a dignidade humana", o anão levou a queixa à ONU, dizendo que "não há emprego para anões na França e que ofensa à dignidade humana é não ter um emprego". Mas a ONU não aceitou o argumento e o banimento do arremesso de anões foi mantido. 

Roth é especializado em teoria dos jogos e precisa considerar fatores inesperados, como a repugnância, em suas equações e algorítimos. A teoria que rendeu a Roth o Nobel, também entregue ao pesquisador Lloyd Shapley , explica como encaixar demandas e ofertas de diferentes agentes econômicos, como alunos e escolas, ou doadores de órgãos e pacientes em filas de transplante. Uma das aplicações, que ajudou o "mercado" dos transplantes de rins, também precisou levar em conta a repugnância como um fator. 

"O campo do modelo de mercado é novo na Economia e o prêmio ajuda a jogar luz sobre essa área", declarou Roth, por telefone, da Califórnia, aos organizadores do Nobel, após o anúncio dos vencedores. "Tenho certeza de que meus alunos prestarão mais atenção nas aulas agora", brincou o acadêmico, que afirmou ter ficado surpreso com a escolha.

O Prêmio Nobel de Economia foi criado em 1968, 72 anos depois da criação do Prêmio Nobel. Chamada oficialmente de Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, a premiação foi iniciativa do Banco Central da Suécia e, diferentemente das demais categorias, não é pago com recursos da Fundação Nobel – é o próprio Banco que faz o pagamento.

A família Nobel não reconhece o prêmio e, desde 1968, proíbe que sejam criados outros prêmios em memória do químico e industrial sueco Alfred Nobel. Apesar da divergência, os critérios de seleção, indicação e premiação dos candidatos do Nobel de Economia são os mesmos das demais premiações.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.