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As vendas do varejo norte-americano devem crescer 4,1% no período; no ano passado houve crescimento de 5,6%, enquanto em 2010 a expansão foi de 5,5%

Reuters

As vendas do varejo norte-americano devem crescer 4,1% no período de festas de fim do ano, abaixo do desempenho nos últimos dois anos, com a incerteza político-econômica pesando sobre os consumidores, previu a maior associação de varejistas do mundo.

A Federação Nacional de Varejo (NRF, em inglês) estimou nesta terça-feira que as vendas em novembro e dezembro somarão US$586,1 bilhões. No mesmo período do ano passado, houve crescimento de 5,6%, enquanto em 2010 a expansão foi de 5,5%.

A previsão da NRF é uma das mais importantes para a temporada de fim de ano, que responde por cerca de 30% das vendas anuais em alguns casos. Como o gasto dos consumidores equivale a quase 70% da economia dos Estados Unidos, a temporada de festas mostrará se o país pode ou não acelerar.

Separadamente, a Shop.org - divisão da NRF - previu que as vendas online nos últimos meses do ano crescerão 12%, para entre US$92 bilhões e US$96 bilhões.

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