Tamanho do texto

Produtores industriais foram afetados por demanda externa mais fraca, com novas encomendas para exportação recuando

Reuters

A indústria dos Estados Unidos encerrou o seu pior trimestre em três anos em setembro, à medida que a demanda externa por produtos norte-americanos caiu fortemente, mostrou nesta segunda feira pesquisa do instituto Markit.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) final do setor industrial dos Estados Unidos caiu para 51,1 em setembro ante 51,5 em agosto, e teve média de 51,4 no terceiro trimestre. Ambas as leituras mensal e trimestral foram as menores em três anos.

Leituras acima de 50 indicam expansão.

A leitura do índice para a produção do setor industrial caiu para 50,6 ante 51,9, também o menor nível em três anos, com o emprego recuando para 51,9, a menor leitura desde dezembro de 2010, quando registrou 51,1.

Os indicadores sugerem que a produção industrial e o emprego podem estar à beira da contração, "significando que o setor deve agora agir com um ponto negativo na economia", afirmou o economista-chefe do Markit, Chris Williamson.

A economia norte-americana cresceu a um ritmo de 1,3% entre abril e junho, mas Williamson afirmou que a fraqueza industrial pode contribuir para uma taxa ainda mais lenta no terceiro trimestre.

Como indicado na leitura preliminar do mês passado, os produtores industriais foram afetados por demanda externa mais fraca, com novas encomendas para exportação recuando no taxa mais rápida em 11 meses.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.