Tamanho do texto

Levantamento do Projeto Inter-Meios mostra que portais e sites registraram aumento de 18% na receita com venda de espaços publicitários

A internet foi o meio de comunicação que registrou o maior aumento em investimentos de publicidade no primeiro semestre deste ano, de acordo com levantamento do Projeto Inter-Meios. De acordo com o estudo, que abrange o aporte publicitário em todos os tipos de mídias no país, o segmento internet viu seu faturamento com propaganda crescer 18% nos seis primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo os anunciantes aplicaram R$ 738,9 milhões em sites e portais.

A avaliação dos pesquisadores do Inter-Meios é de que a entrada de um contingente cada vez maior de consumidores no mundo virtual acelerou o apetite dos anunciantes por espações publicitários disponíveis na internet. Em termos globais, a internet recebe 5,17% de todos os investimentos em publicidade no Brasil, onde ainda é televisão é o meio dominante, com quase 65% de participação nesse mercado.

A pesquisa Inter-Meios usa como base os displays de grande portais de notícia, como o iG. O termo display é usado no mercado para denominar um conjunto de 146 formatos padrão de anúncios, que inclui desde banners tradicionais até vídeos publicitários de poucos segundos veiculados antes dos vídeos de conteúdo.

Na outra ponta, o segmento de revistas foi o que mais perdeu no semestre. De acordo com o levantamento, o faturamento publicitário desse segmento recuou 2,35% chegando a R$ 864 milhões e se aproximando cada vez mais da receita obtida pelos canais online.

Todos os outros segmentos registraram aumento nas receitas no semestre – com exceção dos guias e listas. Os jornais viram o faturamento crescer 4,2%, o rádio registrou alta de 10% e a televisão ampliou as receitas publicitárias em 13,55%.

No total as receitas publicitárias dos meios de comunicação brasileiros cresceram 11% no semestre e atingiram um faturamento global de R$ 14,02 bilhões.

Liderança

Internet mais uma vez foi o canal de mídia que teve maior aumento nos investimentos publicitários no semestre (em %)

Gerando gráfico...
Fonte: Inter-Meios