Tamanho do texto

Decisão marca mais de três anos de estabilidade da taxa de empréstimo overnight, período no qual o crescimento do país se manteve relativamente sólido e a inflação sob controle

Agência Estado

O banco central do México manteve sua taxa básica de juros inalterada em 4,5% nesta sexta-feira. A decisão marca mais de três anos de estabilidade da taxa de empréstimo overnight, período no qual o crescimento econômico do país se manteve relativamente sólido e a inflação sob controle.

LeiaPara conter preços, México considera remover tarifas de importação de ovos

Mas a linguagem utilizada desta vez pela autoridade monetária parece dar um espaço maior para uma elevação nos juros, diferentemente da reunião anterior, quando o banco central disse que poderia tanto reduzir como aumentar a taxa básica, dependendo das circunstâncias. "O desempenho da inflação pode tornar mais aconselhável ajustar a taxa de juros para cima", disse a instituição em comunicado.

MaisEconomia mexicana pode passar Brasil em 10 anos, afirma pesquisa

Nesta sexta-feira os dados oficiais mostraram que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) no país se acelerou pelo quarto mês consecutivo, chegando à taxa anual de 4,57% em agosto, acima do teto da meta do banco central, de 4%. As informações são da Dow Jones.