Tamanho do texto

Para a publicação, Graças Foster fica atrás apenas das líderes da PepsiCo e da Kraft Foods

Graças Foster: lista destaca amizade com Dilma, tatuagens e apelido de
Agência Petrobras
Graças Foster: lista destaca amizade com Dilma, tatuagens e apelido de "caveirão"

A presidente da Petrobras, Marias das Graças Foster , foi considerada a terceira mulher mais poderosa do mundo dos negócios pelo grupo americano de mídia Forbes. A executiva aparece como vigésima mais influente na lista geral, divulgada na quarta-feira, que inclui, além de negócios, categorias como política e celebridades. Nesse ranking amplo, a presidente Dilma Rousseff é elencada como a terceira mulher mais poderosa do mundo, atrás apenas de chanceler alemã Angela Merkel e de Hillary Clinton, secretária de estado dos EUA.

- Conheça a história de Graças Foster, a brasileira mais poderosa dos negócios

A publicação destaca a amizade de Graças Foster com Dilma, assim como a relevância da Petrobras no cenário energético brasileiro, com faturamento de US$ 130 bilhões e planos de investimento de US$ 225 bilhões na próxima década. “Uma vez que a produção de óleo e gás continua a ser um setor vital na economia global, analistas dizem que a capacidade de entrega da gigante brasileira Petrobras é tremendamente importante”, diz a Forbes.

Para a publicação, apenas duas mulheres são mais influentes que Foster no mundo dos negócios. Uma delas é Indra Nooyi, presidente da PepsiCo, empresa que registrou crescimento de 14% no faturamento no ano passado. Ela aparece como décima segunda na lista geral da Forbes. A outra é Irene Rosenfeld, líder da Kraft Foods, que ficou na décima terceira posição do ranking geral. 

- Saiba quem são e o que fazem os 36 bilionários brasileiros da lista da Forbes

Além da influência corporativa de Foster, a publicação também destaca traços pessoais e curiosidades sobre a presidente da Petrobras. O perfil da executiva inclui trechos como "apelidada de 'caveirão', gíria brasileira para os carros de combate pesado da polícia", e "exibindo duas pequenas tatuagens de estrela nos pulsos".

Graças Foster foi empossada presidente da Petrobras em fevereiro , após 30 anos de serviços prestados para a companhia. A cerimônia de posse contou com a presença de Dilma Rousseff, que se emocionou ao ver a amiga subir ao posto mais alto da estatal.

Além de Foster e Dilma, a lista da Forbes traz ainda outra brasileira, a top-model Gisele Bundchen, na posição de número 83.