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De acordo com a FGV, pelo segundo mês consecutivo houve piora das avaliações sobre o momento atual e redução do otimismo dos consumidores em relação aos meses seguintes

Reuters

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas recuou 2,8% em junho na comparação com maio, ao passar de 127,1 pontos para 123,5 pontos, informou a FGV nesta segunda-feira.

Em maio, o índice havia recuado 1,2% na comparação com abril.

De acordo com a FGV, pelo segundo mês consecutivo houve piora das avaliações sobre o momento atual e redução do otimismo dos consumidores em relação aos meses seguintes.

O Índice da Situação Atual (ISA) caiu 4,4%, passando de 145,5 pontos em maio para 139,1 pontos em junho. Já o Índice de Expectativas recuou 1,8%, de 117 pontos para 114,9 pontos no período.

O indicador que mede a satisfação com a situação econômica local no momento diminuiu pelo segundo mês consecutivo ao registrar queda de 5,7%, passando de 116,7 para 110 pontos, o menor nível desde fevereiro (107,4 pontos).

Na comparação entre maio e junho, a proporção de consumidores que avaliam a situação como boa diminuiu de 31,5% para 27,7%, e a dos que a julgam ruim aumentou de 14,8% para 17,7%.

Dentre os quesitos que compõem o ICC, o indicador que mede as expectativas dos consumidores em relação à situação econômica local nos seis meses seguintes foi o que mais contribuiu para a queda da confiança em junho.

O indicador recuou 5,9%, ao passar de 124,4 para 117,1 pontos. A parcela de consumidores projetando um ambiente melhor nos meses seguintes passou de 36,5% para 33,1%, enquanto que a dos que preveem uma piora aumentou de 12,1% para 16%.

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