Tamanho do texto

Presidente dos Estados Unidos se reunirá com líderes europeus para discutir a crise na zona do euro

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou neste domingo a Los Cabos (México) para participar da cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne as economias ricas e as principais emergentes), onde abordará com os líderes europeus a crise na zona do euro e terá reuniões bilaterais com seus colegas mexicano, russo e chinês.

Leia também: Rio+20 promete respingar na reunião do G20 no México

Obama desembarca em Los Cabos para reunião do G20 no México
Reuters
Obama desembarca em Los Cabos para reunião do G20 no México


O avião presidencial, o Air Force One, aterrissou em Los Cabos por volta das 21h30 (horário local, 0h30 de segunda-feira em Brasília) procedente de Chicago, onde Obama participou no sábado do casamento da filha de uma de seus principais assessoras, Valerie Jarrett.

Antes de partir para o México, o presidente comemorou em Chicago o Dia dos Pais junto com sua mulher, Michelle, e suas filhas, e também aproveitou para jogar golfe, um de seus hobbies favoritos.

Segurança jurídica

O chefe do Executivo espanhol, Mariano Rajoy, disse esperar que o G20 lance uma mensagem "nítida e clara" em defesa da segurança jurídica e em apoio dos investimentos de um país em outro, uma referência, sem citar, à desapropriação argentina das ações da Repsol na YPF.

Rajoy participa na terça-feira de sua primeira cúpula do G20, em Los Cabos (México), e vai encontrar pela primeira vez com a presidente argentina, Cristina Kirchner, embora não esteja previsto que mantenham encontro bilateral algum, segundo informaram fontes do Governo espanhol.

Em declarações à imprensa logo após aterrissar no México, Rajoy disse confiar que o G20 faça uma aposta pelo crescimento e que, ao mesmo tempo, defenda a segurança jurídica dos investimentos. Segundo sua opinião, essa segurança é fundamental para o crescimento econômico e também para a transferência de tecnologia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.