Tamanho do texto

Anúncio é feito após aprovação de uma ajuda de até 100 bilhões de euros para o resgate dos bancos na Espanha

O ministro federal de Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, anunciou nesta segunda-feira que a troika formada por Comissão da União Europeia (UE), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE) controlará a reestruturação dos bancos na Espanha.

Leia também: Bolsas da Europa operam em alta. Ásia fecha com valorização

"Haverá uma troika. Ela se encarregará de controlar com precisão que o programa seja cumprido", disse Schäuble em declarações à emissora pública "Deutschlandfunk" dois dias depois da aprovação de uma ajuda de até 100 bilhões de euros para o resgate dos bancos na Espanha.

Após ressaltar que esse trabalho de supervisão se limitará exclusivamente à reestruturação dos bancos, Schäuble comentou que o setor financeiro espanhol balança com os problemas surgidos devido à bolha imobiliária. Além disso, ressaltou que as medidas adotadas no sábado pelos ministros de Economia e Finanças da zona do euro têm sua base na experiência adquirida após a crise imobiliária nos Estados Unidos.

O ministro alemão afirmou no sábado passado após a videoconferência do Eurogrupo que a Espanha "se encontra no caminho correto" para resolver seus problemas financeiros. Além disso, ressaltou que graças a essas reformas os principais bancos espanhóis conseguiram enfrentar bem a crise e se mostram estáveis.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.