Tamanho do texto

Em discurso no Itamaraty, monarca espanhol deu a entender que Espanha vai rever seus critérios para facilitar a entrada de brasileiros no país europeu

Durante almoço no Palácio Itamaraty em homenagem à sua visita ao Brasil, o rei da Espanha, Juan Carlos I, disse nesta segunda-feira que "os cidadãos brasileiros são muito bem-vindos" em seu país. "Autoridades competentes estão estabelecendo medidas efetivas para facilitar o trâmite da entrada de brasileiros", discursou Juan Carlos, dando sinais de que a Espanha está disposta a desfazer o mal-estar entre os dois países diante do grande número de brasileiros barrados pelas autoridades aeroportuárias espanholas.

Leia também:  Diante de rei espanhol, Dilma defende políticas de estímulo a crescimento

Hoje, em Madri, ocorre reunião entre autoridades dos dois países para negociar um acordo que encerre o impasse. Em maio, quatro anos após os primeiros episódios envolvendo turistas e imigrantes brasileiros, o Brasil aumentou o rigor no controle do ingresso de espanhóis, baseado no princípio da reciprocidade nas relações internacionais.

Em seu discurso, a presidente Dilma Rousseff tratou a questão de forma superficial. Afirmou que Brasil e Espanha mantêm "o espírito de entendimento e de admiração mútuos" e destacou que os países estão "avançando no encaminhamento de soluções reais para os problemas enfrentados por viajantes brasileiros na Espanha". (Yvna Sousa | Valor)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.