Tamanho do texto

De acordo com estimativa da IAB, volume de anúncios vai crescer 39% nos sites e portais e setor deve abocanhar 13% do mercado

Ainda esse ano a internet vai ultrapassar jornais e assumir o segundo lugar entre as mídias que mais atraem investimentos publicitários no Brasil. Pelo menos é o que estima o relatório divulgado pelo Interactive Advertising Bureau (IAB), principal entidade que acompanha mercado publicitário digital brasileiro. O investimento em publicidade online deve crescer 39%, o que representa um volume total de investimento de R$4,65 bilhões no setor.

Leia também: 'PIB' da Internet deve alcançar R$ 7,6 trilhões até 2016

“Temos um número de pessoas com acesso à internet maior do que a população total de muitos países. Os anunciantes já perceberam que não têm como ficar de fora”, diz Ari Meneghini, diretor executivo do IAB. Para ele, “esse estudo não mostra uma virada no papel da internet, mas a consolidação de um crescimento consistente. .

Hoje a internet já atinge 11% de participação no mercado, mas a expectativa é que o índice alcance 13,7% em 2012. Se a estimativa se concretizar, a mídia só ficará atrás da televisão que hoje domina 63,4% do mercado.

Apesar de não deter a maior parte do mercado, a internet superou a televisão em crescimento entre janeiro de 2003 e janeiro de 2011. Durante o período, a internet cresceu 200%, quatro vezes mais do que o mercado de publicidade total (TV aberta, jornal, revista, rádio, TV paga e cinema). “Jornais e revistas contribuem para o crescimento da internet, porque além de terem uma versão online de seu conteúdo, muitos também possuem portais com notícias diárias que não podem ser encontradas no impresso”, diz Meneghini.

Crescimento acelerado

Gastos publicitários na internet cresceram mais do que em todas as outras mídias no ano passado

Gerando gráfico...
Fonte: Interactive Advertising Bureau (IAB)

O faturamento total da internet em 2010 foi de R$2,4 bilhões, e em 2011 apresentou um crescimento de 37,3%, alcançando R$3,3 bilhões. Em comparação com outras mídias, foi a que apresentou o maior índice de crescimento.

De acordo com dados divulgados nesse mês pelo IBOPE Nielsen Online, cerca de 42% da população brasileira tem acesso à internet e o total de pessoas conectadas à rede cresceu 8% em relação a 2011, passando de 73,9 milhões para 80 milhões de usuários. A quantidade crescente de internautas aumenta a demanda por publicidade digital e cria o cenário otimista para os investimentos na rede.