Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Zona do euro registra queda de 0,2% na taxa de emprego

SÃO PAULO - O número de pessoas com emprego na zona do euro registrou queda de 0,2%, o equivalente a 347 mil, no último trimestre de 2009, na comparação com o trimestre anterior, quando tinha sido registrado declínio de 2,2%, de acordo com estimativa da agência oficial de estatísticas Eurostat. Houve retração de 1,1% na taxa de emprego no setor industrial. Já na construção e em serviços de comércio, transporte e comunicação, as quedas foram de 0,4% e 0,5%, respectivamente.

Valor Online |

Por sua vez, serviços financeiros e atividades de negócios declinaram 0,1%, ao passo que, no setor agrícola, foi registrado avanço de 0,5%. Por fim, a categoria outros serviços, que inclui administração pública, saúde e educação, registrou alta de 0,2%.

Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o emprego na zona do euro se retraiu 2%.

Por sua vez, nos 27 países da União Europeia, o emprego caiu 0,3% (583 mil pessoas) contra o trimestre anterior, quando o emprego tinha sofrido retração de 0,5%.

Houve retração de 1% na taxa de emprego no setor industrial da União Europeia. Já na construção e em serviços de comércio, transporte e comunicação, as quedas foram de 0,7% e 0,5%, respectivamente.

Por sua vez, tanto em serviços financeiros e atividades de negócios quanto no setor agrícola, foi registrado crescimento de 0,1%. Por fim, a categoria outros serviços, que inclui administração pública, saúde e educação, registrou alta de 0,2%.

Segundo estimativa da Eurostat, no quarto trimestre de 2009, 221,1 milhões de pessoas estavam empregadas nos 27 países da União Europeia, ao passo que, na zona do euro, esse total era de 144,3 milhões. Esses números contam com ajuste sazonal.

Ao longo do ano passado, o emprego caiu 1,8% tanto na zona do euro quanto na União Europeia, contra os acréscimos de 0,9% e 0,7% registrados em 2008, respectivamente.

(Karin Sato | Valor)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG