Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Zona do euro registra forte recuo na produção industrial

A produção industrial dos 15 países que adotam o euro como moeda caiu 1,6% em novembro de 2008, ante outubro, e 7,7% ante o mesmo período em 2007, de acordo com a Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia (UE). Foi a maior queda para um mês de novembro desde que a série de dados sobre produção industrial começou a ser divulgada, em janeiro de 1990.

Agência Estado |

 

A retração é mais uma evidência do aprofundamento da recessão na zona do euro, o que aumenta a possibilidade de mais um corte na taxa de juros do bloco pelo Banco Central Europeu (BCE), que se reúne amanhã. Economistas consultados pela Dow Jones esperam corte de 0,50 ponto porcentual, para 2% ao ano.

Apesar de forte, o declínio ante outubro foi menor que o esperado, embora a queda ante o mesmo período do ano passado tenha superado as previsões. Economistas consultados pela Dow Jones na semana passada estimaram queda na produção industrial de 2,1% ante outubro, e de 6,7% ante novembro de 2007.

A Eurostat revisou a estimativa da queda da produção industrial de outubro para 1,6% ante setembro e para 5,7% ante o mesmo período do ano anterior, de uma previsão inicial de queda de 1,2% e 5,3%, respectivamente.

O declínio atingiu todos os setores, com destaque para o de bens intermediários, cuja produção diminuiu 2,8% em novembro, ante outubro, e despencou 11,2% ante o mesmo período do ano anterior. A produção de bens de consumo duráveis caiu 2,4% na comparação mensal e 10,3% na comparação anual, que foi a maior desde junho de 1992.

A queda na produção industrial foi significativa em todas as principais economias da zona do euro. Na Alemanha, a retração foi de 3,3%, ante outubro; na Itália, de 2,4% e, na França, de 2,3%.

Nos 27 países que compõem a UE, a produção industrial caiu 1,6% em novembro, ante outubro, e 7,7% ante o mesmo período de 2007, de acordo com a Eurostat. As informações são da Dow Jones.

Leia mais sobre indústria

Leia tudo sobre: indústria

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG