Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Zona do euro deve ter contração em 2009 e retomada em 2010, diz OCDE

SÃO PAULO - Os países da zona do euro devem sofrer uma contração econômica na primeira metade de 2009 e só começar a retomar o crescimento no fim de 2010. É o que prevê a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Valor Online |

Segundo a Organização, os pacotes de estímulo que os governos lançaram para estimular as economias ainda não geraram resultados e a ajuda aos bancos não foram totalmente utilizadas. Mas estas medidas deverão colaborar para uma retomada gradual da saúde econômica dos países europeus no final de 2010.

Os riscos que estas economias enfrentam com a queda na demanda externa e a instabilidade nos mercados financeiros devem ser enfrentados com maior regulação, segundo a OCDE.

Hoje, o secretário-geral da Organização, Angel Gurria, afirmou, durante a apresentação de um relatório sobre a economia da zona do euro, que o BCE tem espaço para flexibilizar sua política monetária já que as pressões inflacionárias diminuíram.

Em novembro do ano passado, a OCDE revisou suas estimativas para os próximos anos e chegou à conclusão de que o PIB da zona do euro deve ter contração de 0,6% em 2009 e, em 2010, deve expandir-se 1,2%.

(Vanessa Dezem | Valor Online com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG