Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Zapatero diz que Bush deve decidir sobre sua participação na reunião do G20

Bruxelas, 7 nov (EFE) - O chefe do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, disse hoje que a decisão de que ele participe da cúpula do Grupo dos Vinte (G20) em Washington ainda não foi tomada e não é fácil. Ele destacou que o presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, em diálogo com a União Européia (UE) é quem deve tomá-la.

EFE |

Zapatero se referiu à sua intenção de comparecer à reunião na entrevista coletiva que concedeu hoje após o Conselho extraordinário da UE que analisou uma posição comum dos 27 países-membros do bloco na cúpula do G20.

O presidente do Governo espanhol agradeceu que o governante francês, Nicolas Sarkozy, tenha lhe oferecido um dos dois lugares do país na cúpula (como líder de turno da UE e como integrante do Grupo dos Oito) e pediu "prudência" e "paciência" com o assunto.

Zapatero disse que é preciso respeitar a oferta de Sarkozy, mas insistiu em deixar "que as coisas formalmente levem seu termo".

"Esta é uma reunião convocada pelo presidente Bush, pelos Estados Unidos, e cabe a ele, em diálogo com a União Européia, adotar as decisões oportunas", acrescentou Zapatero, que reiterou que a Espanha merece estar nessa cúpula por seu peso econômico e político.

O líder do Governo espanhol ressaltou que a opinião da Administração americana é "importantíssima" e a da UE e dos países do G20, "muito importante". EFE bb/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG