Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Zapatero defenderá reforma de sistema financeiro na Cúpula Ibero-Americana

San Salvador, 30 out (EFE).- O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, defenderá hoje em San Salvador que os países ibero-americanos façam valer seu potencial durante a profunda reforma de sistema financeiro internacional, abalado por uma grave crise mundial.

EFE |

Esse será um dos argumentos centrais do discurso de Zapatero na 18ª Cúpula Ibero-Americana, onde reiterará sua proposta de redefinir o papel do Fundo Monetário Internacional (FMI) para que intensifique sua função preventiva.

Segundo fontes do Executivo espanhol, o governante insistirá na necessidade de garantir um nível suficiente de transparência nos mercados, de assegurar a coordenação entre os diversos supervisores nacionais e de possibilitar a injeção de liquidez para impulsionar a reativação econômica.

Zapatero defenderá essas propostas duas semanas antes da reunião em Washington dos integrantes do G20 para analisar a revisão do sistema financeiro internacional.

O presidente do Governo espanhol destacará que a região ibero-americana enfrenta esta crise em melhores condições que em outras ocasiões e defenderá que os países que integram este fórum devem fazer valer o grande potencial representado pela identidade de seus princípios e valores.

O objetivo, em sua opinião, deve ser conseguir uma resposta coordenada da comunidade internacional que atenda às necessidades de todos, tanto dos países ricos como dos que estão em desenvolvimento.

EFE BB/mh

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG