Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Yuan estável facilita recuperação econômica mundial, diz premiê chinês

SÃO PAULO - Uma taxa de câmbio estável do yuan vai facilitar a recuperação da economia mundial em meio à crise financeira global, avaliou neste domingo o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao. A observação foi feita em coletiva de imprensa após o fechamento da sessão parlamentar anual.

Valor Online |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=economia%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237561727171&_c_=MiGComponente_C

O premiê notou que, desde que a China começou com sua reforma monetária para desatrelar o yuan ante o dólar em julho de 2005, a moeda chinesa teve apreciação de 21% frente à divisa dos Estados Unidos, ou 16% em termos reais.

"Não depreciamos o yuan de julho de 2008 a fevereiro de 2009, quando a economia global estava com problemas extremos, mas ele apreciou em 14,5% em termos reais", sustentou Wen Jiabao.

Durante o período, segundo ele, as exportações da China recuaram 16% e as importações caíram 11%. O superávit comercial decresceu US$ 102 bilhões.

Wen Jiabao reiterou que a China vai melhorar o mecanismo de formação da taxa de câmbio do yuan e vai manter a divisa chinesa basicamente estável, a um nível razoável e equilibrado.

As informações foram passadas pela Xinhua, agência oficial de notícias da China.

Leia mais sobre: China

Leia tudo sobre: chinacâmbiomoeda

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG