San Francisco, 18 set (EFE).- O portal de internet Yahoo! começou hoje a testar um novo layout de sua home page com o objetivo de oferecer a seus usuários uma versão mais personalizada do site.

O Yahoo! convidou 1% de seus usuários a experimentar o novo formato de sua página inicial e ainda não informou quando introduzirá as mudanças de forma generalizada.

A principal novidade é que o Yahoo! oferecerá aos visitantes de sua página Yahoo.com que também tenham uma conta de e-mail a possibilidade de personalizar a página com links diretos a seus dez ou 20 destinos favoritos na rede.

Assim, o internauta poderá acessá-los mais rapidamente e inclusive dar uma olhada na nova informação sem deixar de navegar no Yahoo.com.

A companhia projeta, por exemplo, oferecer links diretos com todas as contas de e-mail do usuário, mesmo com as que não sejam do Yahoo!, fazendo com que o internauta possa ver se recebeu novas mensagens sem ter que deixar o portal.

Tapan Bhat, vice-presidente da divisão Front Doors, onde se incluem alguns dos destinos mais populares dentro do Yahoo!, disse no blog da companhia que estão trabalhando em uma nova home page que ajude os usuários a "aproveitar melhor seu precioso tempo".

"Começamos a testar um novo Yahoo.com que te oferecerá as coisas que mais importam" sem que faça diferença onde estejam localizadas na rede, afirmou.

Segundo Bhat, a página inicial do Yahoo! é um dos principais destinos na Internet e atrai 100 milhões de pessoas a cada mês nos EUA e 300 milhões no mundo todo.

Após rejeitar a oferta de compra da Microsoft lançada no início do ano, o Yahoo! está sob pressão para introduzir as melhoras prometidas em seus serviços e demonstrar que, como assegurou a seus acionistas, está capacitada para elevar sua receita e o valor de suas ações sozinho.

No entanto, a companhia se mostra ao mesmo tempo cautelosa na aplicação de mudanças em seu visual, pois sabe que estas não são sempre bem recebidas pelos usuários.

Todos os grandes portais da internet, exceto o Google, introduziram modificações substanciais no aspecto de suas páginas principais nos últimos anos, mas às vezes necessitaram de meses para implantar todas as novidades e conseguir fazer com que os internautas se acostumassem.

O último a mudar seu visual foi a rede social Facebook, onde cerca de 300 mil usuários se uniram a um grupo dentro da rede para trazer outra vez o velho Facebook e que espera conseguir um milhão de apoios para suprimir as mudanças. EFE pg/ab/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.