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O presidente do Wal-Mart Brasil, Héctor Núñez, anunciou nesta quarta-feira investimentos entre R$ 1,6 bilhões e R$ 1,8 bilhões para expansão da rede no País em 2009. Serão abertas entre 80 e 90 novas lojas, segundo informou, em nota, a empresa.

Trata-se do maior aporte de capital nas operações brasileiras desde que a companhia iniciou suas atividades no País há 14 anos. Os detalhes sobre os investimentos foram anunciados em audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

A expectativa da empresa é de que sejam gerados mais de 9 mil empregos no próximo ano com a abertura das novas lojas. O Wal-Mart atua hoje nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste com nove bandeiras. No formato varejo, atua como hipermercados com as bandeiras BIG, Wal-Mart e Hiper Bompreço. No formato supermercado, as bandeiras do Wal-Mart Brasil são Nacional, Mercadorama, Bompreço e Todo Dia. Já no formato atacado, tem as bandeiras Maxxi e o clube de compras SAMS CLUB.

De acordo com a companhia, nos últimos 4 anos foram investidos mais de R$ 3 bilhões no País. Em 2008, serão R$ 1,2 bilhão para a abertura de 36 novas lojas, o que representará a geração de 7,1 mil novos postos de trabalho e 27 mil empregos indiretos.

"Estamos investindo não só na abertura de novas lojas, mas aumentando o programa de apoio aos fornecedores regionais, a exportação de produtos brasileiros, a geração de empregos e projetos de preservação à natureza", disse Núñez, na nota.