Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Wall Street se recupera apesar de dúvidas sobre o Lehman Brothers

A Bolsa de Nova York se recuperou nesta quarta-feira, graças aos valores energéticos e tecnológicos, apesar das dúvidas sobre o plano anunciado pelo banco de investimentos Lehman Brothers para consolidar suas finanças: Dow Jones subiu 0,34% e Nasdaq, 0,85%.

AFP |

O Dow Jones Industrial Average (DJIA) ganhou 38,19 pontos, fechando a 11.268,92 unidades, e o índice Nasdaq, de alto componente tecnológico, aumentou 18,89 pontos, a 2.228,70 unidades, segundo números definitivos do fechamento.

O índice ampliado Standard & Poor's 500 subiu 0,61%, a 7,53 pontos e 1.232,04 unidades.

"Tivemos uma forte baixa na terça-feira, que se deve principalmente aos temores sobre o Lehman Brothers", explicou Marc Pado, da Cantor Fitzgerald.

"Esta queda geral era, sem dúvida, exagerada, e o mercado se recuperou", concluiu.

Pressionado pela apreensão do mercado, o Lehman Brothers anunciou antes da abertura do mercado um prejuízo de 3,9 bilhões de dólares no terceiro semestre, número bem maior que o previsto.

Mas o banco também informou que tomará medidas para consolidar suas finanças, cedendo uma participação majoritária de suas atividades de gestão de ativos e transferindo a maioria de seus ativos no setor imobiliário comercial para uma nova sociedade independente.

"O que o Lehman anunciou é quase um plano de desmatelamento", estimou Gregori Volokhin, da Meeschaert Nova York.

"Há duas interpretações: se o plano proposto funcionar, a companhia sobreviverá, mas se todas essas vendas não se concretizarem, os problemas se agravarão", alertou o analista.

Diante destas dúvidas, a ação do Lehman Brothers (-6,93% a 7,25 dólares), que havia perdido mais da metade de seu valor nos dois últimos pregões, registroou fortes variações, alternando entre o vermelho e o azul várias vezes.

Particularmente castigados nos últimos tempos - e, em conseqüência, expostos à caça de oportunidades -, "os valores energéticos e tecnológicos sustentaram os índices" nesta quarta-feira, destacou Al Goldman, da Wachovia.

O mercado obrigatório caiu. O rendimento dos bônus do Tesouro a dez anos subiu a 3,641%, contra 3,596% na noite de terça-feira, e o dos títulos a 30 anos a 4,225%, contra 4,192%.

gmo/ap

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG