Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Wall Street não resiste a pessimismo dos consumidores e despenca

A Bolsa de Nova York terminou em forte queda, nesta quarta-feira, pela terceira sessão consecutiva, tomada pelo pânico com o pessimismo dos consumidores americanos para as festas de fim de ano: assim, o Dow Jones perdeu 4,73% e o Nasdaq, 5,17%.

AFP |

De acordo com números definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average (DJIA) recuou 411,30 pontos, situando-se nas 8.282,66 unidades, e o Nasdaq, de alto componente tecnológico, caiu 81,69 pontos, a 1.499,21 unidades. O índice ampliado Standard & Poor's 500 perdeu 5,19% (46,64 pontos), a 852,31 unidades.

Desde o início da semana, o Dow Jones acumula perda de 7,4%.

"O mercado experimenta novos pisos", constatou Mace Blicksilver, de Marblehead Asset Management.

Embora o Dow Jones e o S&P 500 tenham conseguido se manter acima de seus níveis mais baixos do mês de outubro, o Nasdaq atingiu sua pior marca nos últimos cinco anos e meio.

"É como um teto não muito sólido e com muita neve em cima e que, quando a neve derrete, afunda", acrescentou o analista, prevendo "vendas muito agressivas", se os pisos de resistência para baixo caírem.

O distribuidor de produtos eletrônicos Best Buy descreveu o período atual como o clima mais difícil para os consumidores desde sua fundação, há 42 anos, o que lhe permite prever uma queda acentuada das vendas de Natal.

"Multiplicam-se as provas de que os consumidores fecharam a carteira", comentou Blicksilver.

A praça nova-iorquina afundou depois da coletiva de imprensa do secretário do Tesouro, Henry Paulson, que esclareceu sua posição sobre o plano de salvamento do sistema financeiro.

O secretário anunciou que renuncia à compra de ativos podres dos bancos, estimando que será mais eficiente investir diretamente no capital das instituições. O ministro disse ainda que essa mudança de orientação permitirá responder às necessidades de capital das instituições não financeiras.

"Suas declarações sugerem que uma parte do plano foi mal concebida e que o desaquecimento da economia pode se acentuar", comentou Al Goldman, do Wachovia Securities.

O mercado de títulos, fechado na terça, em função do feriado do Dia dos Veteranos, subiu hoje. O rendimento dos bônus do Tesouro com vencimento para 10 anos retrocedeu para 3,665%, contra os 3,760% de segunda-feira à noite, e o dos de 30 anos, a 4,190%, contra 4,214% anteriores.

gmo/tt/LR

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG