Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Wall Street fecha em forte queda: Dow Jones -4,06% y el Nasdaq -4,94%

A bolsa de Nova York voltou a cair fortemente nesta quarta-feira, depois que o Federal Reserve (Fed) decidiu resgatar a seguradora AIG - medida que não foi suficiente para acalmar os ânimos no mercado financeiro: o índice Dow Jones despencou 4,06%, e o Nasdaq, 4,94%.

AFP |

O Dow Jones Industrial Average (DJIA) perdeu 449,36 pontos, a 10.609,66 unidades, enquanto o índice Nasdaq, de alto componente tecnológico, caiu 109,05 pontos, encerrando a 2.098,85 unidades.

O índice ampliado Standard & Poor's 500, por sua vez, retrocedeu 4,71%, a 57,21 pontos e 1.156,39 unidades.

Wall Street havia registrado na segunda-feira sua queda mais violenta (-504 pontos) desde os atentados de 11 de setembro de 2001. Esta nova queda acontece depois da inédita intervenção do Federal Reserve para salvar o ex-número um mundial dos seguros, AIG, que corria o risco de quebrar.

"O mercado é muito volátil. Há muitas informações e rumores circulando", constatou Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management.

A operação de salvamento da seguradora AIG, organizada pelas autoridades americanas, trouxe ainda mais temores para o mercado, que ao invés de se tranqüilizar, voltou a se perguntar sobre a real gravidade da crise. O Fed emprestou 85 bilhões de dólares em troca de 80% do capital da seguradora.

O pessimismo dos investidores se transformou em um movimento de venda dos valores financeiros. Morgan Stanley e Goldman Sachs foram vítimas das especulações do mercado sobre seu futuro.

Estas isntituições são os dois últimos bancos de investimentos independentes de Wall Street, depois da quebra de seus rivais Bear Stearns, comprado em março pelo JP Morgan Chase, Lehman Brothers, liquidado judicialmente, e Merrill Lynch, adquirido pelo Bank of America.

"É muito difícil que haja uma recuperação até o final de semana. Há opções que expiram até sexta-feira e vários títulos precisam ser vendidos, mais do que comprados", advertiu Blicksilver.

Os investidores se refugiaram no mercado obrigatório. O rendimento dos bônus do Tesouro a 10 anos caiu a 3,410%, contra 3,491% na noite de terça-feira, e o dos títulos a 30 anos a 4,081%, contra 4,095%.

mla/ap

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG