A Bolsa de Nova York terminou em forte queda nesta terça-feira, afetada pelos valores financeiros, principalmente pela derrudaba das ações do banco Lehman Brothers e dos valores energéticos, depois de uma nova derrubada do petróleo, que fechou abaixo dos 100 dólares: Dow Jones retrocedeu 2,43% e Nasdaq, 2,64%.

O Dow Jones Industrial Average (DJIA) perdeu 280,01 pontos, a 11.230,73 unidades, e o índice Nasdaq, de alto componente tecnológico, caiu 59,95 pontos, encerrando a 2.209,81 unidades, segundo números definitivos do fechamento.

O índice ampliado Standard & Poor's 500 fechou em queda de 3,41%, a 43,28 pontos e 1.224,51 unidades.

"Os índices perderam tudo o que haviam ganhado na segunda-feira", afirmou Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management.

"Tivemos más notícias demais, e o mercado não resistiu: os valores energéticos e, de maneira geral, todas as ações ligadas às matérias-primas, caíram pela sétima sessão seguida. E a isso somou-se ainda a queda do Lehman Brothers", explicou o analista.

Os mercados latino-americanos seguiram a tendência de Wall Street e também registraram pesadas perdas: o Ibovespa de São Paulo caiu 4,5%, o Merval de Buenos Aires perdeu 4,38% e a bolsa do México retrocedeu 2,3%.

Os investidores temem que a queda do barril de petróleo, que em Londres terminou cotado abaixo da barreira dos 100 dólares pela primeira vez desde abril, afete os lucros dos grupos petroleiros. A ExxonMobil, por exemplo, registrou uma queda de 4,57%, a 73,26 dólares.

Os valores financeiros, que haviam subido na segunda-feira depois da ação governamental sobre os dois maiores organismos americanos de refinanciamento hipotecário, Fannie Mae e Freddie Mac, também cederam depois da queda do título do banco de investimentos Lehman Brothers.

A desconfiança em relação à instituição, alvo de especulações do mercado há duas semanas, foi desencadeada por informações veiculadas na imprensa que anunciavam o fracasso das negociações entre o Lehman Brothers e o banco coreano KDB, considerado o mais promissor candidato para aportar dinheiro fresco no banco em crise.

A ação do Lehman Brothers perdeu quase a metade de seu valor, encerrando o pregão em queda de 44,95%, a 7,79 dólares.

O mercado obrigatório subiu. O rendimento dos bônus do Tesouro a 10 anos caiu a 3,596%, contra 3,665% na noite de segunda-feira, e o dos títulos a 30 anos a 4,192%, contra 4,269%.

gmo/ap

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.