A Bolsa de Nova York fechou em forte alta nesta terça-feira, impulsionada pela decisão do Fed de reduzir sua taxa básica de juros a quase zero, pela primeira vez em sua história: o Dow Jones ganhou 4,20% e o Nasdaq, 5,41%.

Segundo números definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average (DJIA) ganhou 359,61 pontos, fechando em 8.924,14 unidades, e o Nasdaq subiu 81,55 pontos, a 1.589,89.

Já o índice ampliado Standard & Poor's 500 ganhou 5,14% (44,61 pontos), fechando em 913,18 pontos.

O banco central americano surpreendeu o mercado com dois anúncios: a definição de uma margem de flutuação de 0% a 0,25% para a taxa básica de juros, e uma intervenção para comprar títulos da dívida nos mercados.

"Foi realmente uma grande surpresa. Se o objetivo é acabar com a crise financeira e restaurar a confiança no mercado, é uma boa notícia", declarou Hugh Johnson, da Johnson Illington Advisores.

"Não existe um mapa ou instruções definidas para encarar a crise financeira. É preciso improvisar. Isso exige que as autoridades sejam ao mesmo tempo firmes e compreensivas, e é exatamente o caso aqui", acrescentou o analista.

mla/yw/LR

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.