Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Wall Street fecha em baixa de 0,37% (DJIA) e 1,30% (Nasdaq)

A Bolsa de Nova York fechou em baixa nesta segunda-feira, abalada pela queda da Dow Chemical e pela violência em Gaza, com um volume limitado de negócios: o Dow Jones perdeu 0,37%, e o Nasdaq, 1,30%.

AFP |

O Dow Jones Industrial Average (DJIA) perdeu 31,62 pontos, fechando em 8.483,93 pontos, e o Nasdaq caiu 19,92 pontos, a 1.510,32 unidades.

O Standard & Poor's 500 recuou 0,39% (3,38 pontos), nas 869,42 unidades.

Os índices limitaram suas perdas no final da sessão.

O mercado sofreu com o cancelamento de um contrato de bilhões de dólares entre uma empresa pública kuwaitiana e a Dow Chemical, cujo título foi pesadamente penalizado.

Além da perda financeira, já que a Dow receberia 7,5 bilhões de dólares, a anulação do acordo poderá impedir a empresa de comprar sua compatriota Rohm and Haas, segundo os termos de um contrato anunciado em julho.

"Isso destaca que continua difícil se financiar pelo sistema bancário", comentou Owen Fitzpatrick, do Deutsche Bank.

O acordo associava a Petrochemicals Industries (PIC) a Dow Chemical para criar uma coempresa, a K-Dow Petrochemicals, dividida em partes iguais.

O título da Dow Chemical desabou 19,03%, a 15,32 dólares, e o da Rohm and Haas, 16,08%, a 53,34 dólares. A notícia afetou todo o setor químico.

"Não há compradores e o volume de negócios é muito pouco significativo. Qualquer notícia negativa pode detonar perdas mais importantes do que o habitual", explicou Peter Cardillo, da Avalon Partners.

Cardillo destacou ainda que a reação do mercado à ofensiva israelense na Faixa de Gaza, que apoiava os preços do petróleo, foi amplificada. Vários investidores já fecharam o balanço de seus portfólios para o ano.

No mercado obrigatório, o rendimento do bônus do Tesouro para 10 anos recuou para 2,096%, contra os 2,137% registrados na sexta-feira à noite, enquanto o com vencimento para 30 anos avançou um pouco, para 2,625%, contra os 2,613% anteriores.

mla/yw/tt/LR

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG