Nova York, 24 dez (EFE).- O índice Dow Jones Industrial fechou hoje em alta de 48,99 pontos (0,58%), para 8.

468,48, em um pregão mais curto que o habitual devido às festas de Natal e que constatou com certo alívio que os gastos dos consumidores e os pedidos de bens para empresas recuaram em novembro menos que o previsto.

O tecnológico Nasdaq avançou 3,36 pontos (0,22%), para 1.524,90, e o seletivo S&P 500 ganhou 4,99 pontos (0,58%), para 868,15.

No mercado nova-iorquino foi possível notar hoje um tom um pouco mais otimista que em sessões recentes. Os operadores até cumpriram com a tradição de cantar em coro a canção popular "Wait Till the Sun Shines, Nellie" ("Espere até que o sol brilhe, Nellie"), e inclusive alguns deles usavam os tradicionais gorros de Papai Noel.

Também não faltou a tradicional alta que Wall Street costuma registrar na véspera de Natal, embora o panorama econômico quanto a emprego no curto e médio prazos nos Estados Unidos seja muito mais sombrio que nos últimos anos.

Os dados divulgados hoje pelo Departamento do Trabalho americano, relativos a pedidos de seguro-desemprego, ilustraram por mais um dia a persistente erosão do mercado de trabalho no país.

Na semana passada foram tramitados 586 mil novos pedidos de seguro-desemprego, 30 mil a mais que na anterior, no número mais alto em 26 anos.

Os gastos dos consumidores nos EUA caíram 0,6% em novembro, e os pedidos de bens recuaram 1% no mesmo mês frente ao anterior, após queda de 8,4% em outubro.

No mercado de petróleo, o barril do Texas (WTI, leve) recuava hoje mais de US$ 3 depois do fechamento da Bolsa de Valores, com cotação próxima a US$ 35. EFE vm/fr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.