Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Wall Street fecha em alta: Dow Jones ganha 0,75% e Nasdaq, 2,18%

A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta sexta-feira, ao término de uma sessão indecisa, agitada pela indústria automobilística americana: o Dow Jones subiu 0,75% e o Nasdaq, 2,18%.

AFP |

De acordo com os números definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average (DJIA) ganhou 64,59 pontos, fechando em 8.629,68 pontos, e o Nasdaq subiu 32,84 pontos, encerrando em 1.540,72 unidades.

Já o índice ampliado Standard & Poor's 500 ganhou 0,70% (6,14 pontos), situando-se nos 879,74 pontos.

"O mercado mostrou, nos últimos dias, que ainda pode subir em meio a notícias desfavoráveis, e foi isso que aconteceu hoje", horas depois do fracasso da tentativa de aprovar, no Senado americano, um plano de ajuda aos fabricantes de automóveis, comentou Art Hogan, da Jefferies.

Segundo analistas, os investidores ficaram um pouco mais tranqüilos, a partir de hoje de manhã, pelas iniciativas do Poder Executivo. O Departamento do Tesouro mostrou estar "pronto" para atuar, com o objetivo de "impedir uma quebra" das "Três Grandes" do setor automobilístico americano - Ford, GM e Chrysler.

"O mercado acredita em um plano de resgate diferente" proveniente do Executivo, comentou Hogan.

Hoje, a General Motors perdeu 4,37%, a 3,94 dólares, mas a Ford subiu 4,83%, a 3,04 dólares, após perderem cerca de 30% e 20% na abertura. A GM anunciou, durante a sessão que reduzirá em massa sua produção na América do Norte, no primeiro trimestre de 2009, o que permitirá aplicar medidas de desemprego técnico em 20 unidades.

O mercado também teve de digerir a prisão de Bernard Madoff, consultor em investimentos de Wall Street. O ex-presidente do Nasdaq é acusado de ter montado uma fraude gigantesca de 50 bilhões de dólares.

"Seu fundo era extremamente popular, a notícia é catastrófica", opinou Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management.

O mercado de títulos terminou com tendência de alta. O rendimento dos bônus do Tesouro com vencimento para dez anos caiu para 2,589%, contra os 2,648% de ontem, e os de 30 anos de prazo, para 3,064%, contra os 3,089% anteriores.

mla/yw/tt

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG