Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Wall Street cai em meio à preocupação com futuro de empresas

A Bolsa de Nova York fechou em baixa nesta segunda-feira, afetada pelo aumento dos temores sobre o futuro das empresas americanas, com a General Motors à frente: o Dow Jones perdeu 0,82%, e o Nasdaq, 1,861%.

AFP |

Segundo números definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average (DJIA) recuou 73,27 pontos, situando-se nas 8.870,54 unidades, e o Nasdaq, de alto componente tecnológico, perdeu 30,66 pontos, a 1.616,74 unidades.

O índice ampliado Standard & Poor's 500 cedeu 1,27% (11,78 pontos), a 919,21 unidades.

Depois de uma recuperação na sexta-feira, quando o Dow Jones fechou no azul (+2,85%), e de uma abertura em forte alta, os índices reverteram sua tendência na metade do dia.

"É muito decepcionante", admitiu Hugh Johnson, da Johnson Illington Advisors.

"Isso mostra que, apesar da injeção de liquidez da China, os temores sobre o futuro da economia se mantêm", acrescentou o analista.

A China anunciou neste final de semana um plano de reativação da economia de 586 bilhões de dólares, visando especialmente ampliar a demanda interna e conter a desaceleração do crescimento.

"O mercado nos diz que acredita que a situação econômica e os resultados das empresas serão piores do que o esperado...", observou o analista.

A General Motors, que admitiu na semana passada ter um tempo muito curto para escapar da declaração de insolvência, perdeu 22,94%, a 3,36 dólares, com sua ação no nível mais baixo nos últimos 60 anos. A este preço, a ex-número um do mundo vale menos de 2 bilhões de dólares em Bolsa.

Os analistas do Deutsche Bank estimam que a partir de janeiro a gigante de Detroit não terá mais condições de honrar seus compromissos, e que sua falência será inevitável sem uma intervenção do governo.

Os mesmos analistas acreditam que as ações da GM cairão a zero, já que um eventual plano de socorro do governo americano deixará os acionistas sem nada.

O mercado obrigatório subiu: os bônus do Tesouro a dez anos retrocederam a 3,760%, contra 3,780% na sexta-feira, e os de 30 anos caíram a 4,214%, contra 4,261%.

gmo/tt/LR

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG