O índice Dow Jones da Bolsa de Nova York abriu em baixa e recuava 2,36% a 8.820 pontos, às 11h32.

O Nasdaq caía 1,59% para 1.669 pontos e o S&P 500 cedia 2,32% a 923 pontos. Um dos elementos que definem o mercado nos últimos dias tem sido a volatilidade, enquanto os investidores procuram na enxurrada de balanços corporativos sinais sobre o futuro da economia. Esses sinais, até agora, não têm sido encontrados.

"Nós temos os balanços, mas a maior parte deles representa uma visão de retrovisor, portanto as pessoas ficam ao sabor de rumores, insinuações e receios", disse o estrategista-chefe de investimento da Wells Capital Management, James Paulsen. "Não é possível voltar diretamente para a estabilidade depois de um choque contra o sistema como o que tivemos."

Entre os destaques do pré-mercado estavam as ações da Apple, que subiam 8,2% após a companhia anunciar ontem um aumento de 26% de seu lucro líquido no trimestre, ajudado pelas vendas fortes do novo iPhone 3G. Yahoo subia 1,9%, depois de anunciar planos para cortar pelo menos 10% de sua força de trabalho de 15 mil pessoas. SanDisk despencava 27%, após a Samsung Electronics ter retirado sua oferta de US$ 5,8 bilhões para comprar a companhia. EMC avançava 5,1% após anunciar lucro melhor que o previsto e aumento de 13% de sua receita no trimestre. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.