Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Aperto de crédito encareceu disputa

A preparação das empresas para a segunda etapa do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo foi árdua por causa da escassez mundial de crédito. Algumas conseguiram posição dos bancos apenas no fim da tarde de terça-feira, véspera da disputa.

EFE |

Após a abertura do pregão, o Dow Jones Industrial, índice mais importante de Wall Street, subia 200,8 pontos (2,23%), para 9.191,76.

O índice Nasdaq, no qual cotam várias empresas de tecnologia e internet, subia 45,67 pontos (2,76%), para 1.702,88, enquanto o índice seletivo S&P 500 subia 25,95 pontos (2,79%), para 956,04 A Bolsa de Nova York abria com seus principais indicadores em alta após o Governo americano informar que a atividade econômica do país diminuiu 0,3% no ano no terceiro trimestre do ano, arrastado pela maior queda no consumo em quase três décadas.

A maior parte dos analistas calculou que a diminuição seria de 0,5%.

Para o otimismo de Wall Street também contribuiu o fato de terem se intensificado em nível mundial os esforços para lutar contra a crise financeira.

Os bancos centrais de Taiwan e Hong Kong acompanharam hoje os passos do Federal Reserve (Fed, banco central americano) e cortaram as taxas de juros para reativar a economia.

O Banco Central de Taiwan anunciou um corte de 0,25 ponto percentual nas taxas de juros, para 3%, enquanto a Autoridade Monetária de Hong Kong a diminuiu em 0,5 ponto percentual, para 1,5%.

Na última quarta o Fed cortou as taxas de juros em 0,5 ponto percentual, para 1%.

As ações da Exxon Mobil caíam 1,04%, apesar de a companhia petrolífera alcançar o lucro mais alto na história de uma empresa americana, tanto nos nove primeiros meses do ano, quando aumentou seu ganho em 29% com relação ao mesmo período de 2007, como no terceiro trimestre, quando o aumento foi de 58%.

As obrigações para dez anos desciam no mercado secundário da dívida e ofereciam uma rentabilidade, que se movimenta em sentido contrário, de 3,93, em comparação ao 3,84% do fechamento da última quarta. EFE bj/fal

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG