SÃO PAULO - O volume de pedidos de empréstimos imobiliários nos Estados Unidos cresceu 14,6% na semana encerrada no dia 26 de fevereiro, em relação à anterior. O índice respeita ajuste sazonal.

No mesmo intervalo, as solicitações de hipotecas para refinanciar empréstimo imobiliário existente subiram 17,2%. A parcela dos pedidos de refinanciamento de hipotecas avançou para 69,1%, depois de marcar 68,1% na semana anterior.

Os dados fazem parte da pesquisa da Mortgage Bankers Association (MBA), localizada em Washington e representante da indústria de financiamento imobiliário dos Estados Unidos.

Para a entidade, o aumento dos pedidos de hipotecas reflete uma queda nas taxas de juros, que ficaram abaixo de 5% anuais. No entanto, o vice-presidente de Pesquisa da MBA, Michael Fratantoni, alertou que o movimento da semana foi puxado pelos pedidos de refinanciamento. " A atividade de compra de imóveis permanece reprimida, e os volumes aplicados ainda continuam na estreita faixa vista nos últimos meses " , afirmou ele, em nota.

A pesquisa da MBA é realizada desde 1990, junto a bancos comerciais, financiadoras imobiliárias e instituições de poupança, e abrange mais de metade dos pedidos de hipotecas residenciais feitas no país.

(Paula Cleto | Valor)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.