Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Volume de gás russo fornecido à Romênia cai em 70%

Bucareste, 6 jan (EFE).- O abastecimento de gás russo à Romênia caiu esta manhã em 70%, após a interrupção total do fluxo pelo gasoduto Isaccea 2, na fronteira com a Ucrânia, informou o Ministério da Economia romeno.

EFE |

Apesar disso, o primeiro-ministro romeno, Emil Boc, disse que o Governo tem a situação sob controle e que a população não terá que sofrer por causa desta situação, mas admitiu que poderia haver problemas se as temperaturas do inverno (hemisfério norte) caírem a menos de 15 graus abaixo de zero.

"Às 3h05 desta madrugada, a entrega foi totalmente interrompida pelo gasoduto Isaccea 2, que garantia 4,7 milhões de metros cúbicos por dia", informou Boc.

"Nenhum consumidor doméstico terá que sofrer e nenhum cidadão será afetado pelo conflito entre Rússia e Ucrânia", acrescentou o primeiro-ministro, após uma reunião da Comissão para Gestão de Situações de Emergência.

O premiê destacou que a Romênia garantirá seu consumo de 61,5 milhões de metros cúbicos diários graças às reservas armazenadas em depósitos, assim como com o uso de combustíveis alternativos na indústria.

No entanto, Boc admitiu que, se as temperaturas chegarem a cair a menos de 15 graus centígrados, "será possível que apareçam problemas", mas também, nesta situação, as equipes técnicas estão preparadas "para fazer frente aos desafios".

Por outro lado, a companhia romena Transgas afirmou que foi fechado totalmente o mencionado gasoduto Isaccea 2 para evitar deficiências no sistema e que também foram tomadas uma série de medidas operacionais para resolver a crise e equilibrar a rede nacional de transporte de gás.

A Romênia garante neste momento o consumo de gás com próprios recursos produzidos pela Romgaz, pela Petrom e por outros pequenos produtores, dos depósitos subterrâneos, assim como das importações que a Rússia continua entregando por outro gasoduto. EFE av/an

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG