Frankfurt (Alemanha), 9 dez (EFE).- Os fabricantes automobilísticos alemães Volkswagen e Daimler reduzirão a produção no período do Natal e em 2009, por causa da queda das vendas.

Após uma reunião do pessoal da empresa, a Volkswagen informou hoje que parará a cadeia de produção em suas fábricas alemãs por três semanas, de 18 de dezembro a 11 de janeiro, uma semana a mais que no ano passado.

Apesar do enfraquecimento conjuntural, o maior produtor automobilístico da Europa vendeu entre janeiro e outubro 5,3 milhões de veículos, 2,8% a mais que nos mesmos meses de 2007.

O diretor de recursos humanos da VW, Horst Neumann, disse que a demanda caiu no final do ano.

Ao mesmo tempo, a Daimler reduzirá a produção nas fábricas de Rastatt e de Sindelfingen.

Em Rastatt, onde 6,1 mil pessoas trabalham na produção da Classe A e B, a Daimler aplicará a jornada de trabalho semanal de quatro e três dias a partir de 12 de janeiro e até o final de fevereiro.

O chefe do comitê de empresa da Daimler, Erich Klemm, informou ontem também que, na fábrica de Sindelfingen, o trabalho será por menos tempo durante três meses a partir do início de 2009.

Outros produtores automobilísticos, como a BMW e a Opel, adotaram medidas semelhantes, com interrupções da produção ou férias mais longas. EFE aia/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.