A Volkswagen informou nesta terça-feira que planeja comprar uma fatia de 49,9% nas operações de carros esportivos da Porsche Automobil Holding, por cerca de 3,9 bilhões de euros (US$ 5,8 bilhões), em vez da participação de 42% que planejava adquirir antes. A mudança de planos, explicou a Volks em comunicado, reflete o progresso das negociações sobre detalhes (de fusão) entre a Volks e a Porsche.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=economia%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237577327420&_c_=MiGComponente_C

A Volks disse que os prazos para a fusão entre ambas seguem inalterados. O processo deve ser concluído ao longo de 2011, e a Porsche deverá se tornar o décimo braço da Volks.

A companhia quer a aprovação dos acionistas em assembleia em 3 de dezembro para lançar novas ações preferenciais no valor de cerca de 10 bilhões de euros.

O grupo espera que o capital a ser levantado mantenha sua flexibilidade financeira durante a planejada fusão com a Porsche, ao mesmo tempo em que proteja seu rating (classificação de risco) de crédito.

A Volks não comentou especulações sobre o possível aumento da fatia de 29,9% que possui na MAN, nem sobre a compra de uma participação na japonesa Suzuki Motor. As informações são da Dow Jones.

Leia mais sobre: Volkswagen e Porsche

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.