WASHINGTON (Reuters) - O czar dos veículos apontado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, para fiscalizar o plano de ajuda às montadoras pode ser nomeado ainda esta semana se o Congresso aprovar o pacote de estímulo ao setor. A informação foi dada pela presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, em entrevista transmitida nesta terça-feira.

Pelosi disse ao programa "Today Show" da NBC que tem preferência pela nomeação do ex-chairman do Federal Reserve, Paul Volcker, recentemente nomeado por Obama como chefe de um painel de conselheiros econômicos que tem o objetivo de tirar a economia do país da recessão.

Líderes democratas e a Casa Branca estão negociando um pacote de ajuda de até 15 bilhões de dólares em empréstimos para resgatar as três companhias de Detroit. O projeto final terá que ser aprovado pelo Congresso.

A General Motors, a Ford e a Chrysler submeteram na semana passada planos de negócios ao Congresso, em um empenho por obter um resgate.

Na entrevista gravada na segunda-feira, Pelosi afirmou que o "czar dos veículos", que vai presidir um conselho de supervisão do estímulo às montadoras, deve ser proativo antes de simplesmente supervisionar o plano de ajuda.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.