Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Volatilidade nas Bolsas prossegue nesta sexta-feira

As Bolsas da Europa voltaram a registrar alta nesta sexta-feira, enquanto as praças da Ásia oscilaram, em uma mostra do nervosismo dos mercados em meio à combinação de medidas de estímulo financeiro e de más notícias econômicas.

AFP |

As Bolsas de Londres, Frankfurt e Paris ganhavam respectivamente 4,61%, 4,09% e 4,30%, depois de quedas de entre 4 e 6% na quinta-feira.

A mesma tendência foi registrada na véspera em Nova York: depois da maior queda em 20 anos (-7,87%) na quarta-feira, o Dow Jones encerrou a quinta-feira em alta de 4,68%, com os investidores aproveitando as oportunidades abertas pela queda de muitas ações.

Na Ásia, Tóquio, a maior Bolsa do continente, conseguiu se destacar e fechar com alta de 2,78% do índice Nikkei 225, depois da queda de 11,41% na quinta-feira, a segunda mais grave de sua história.

A instabilidade na região foi patente. Hong Kong fechou em baixa de 4,4%, acompanhada por Seul (-2,7%), Taipé (-2,28%), Sydney (-1,1%) e Manila (-1,1%). No entanto, Xangai fechou em alta de 1,08% e Wellington ganhou 1,59%.

"A volatillidade é incrível", afirmou Lindsay Piegza, analista da FTN Financial em Nova York.

"É o reflexo do humor dos investidores. De um lado, temos uma quantidade de dados (econômicos) muito decepcionantes e, do outro, recebemos injeções de otimismo do governo e do Fed que se comprometem a respaldar a economia aconteça o que acontecer", acrescenta.

"Depois de uma bateria de medidas governamentais de resgate e de uma crise de vendas provocada pelo pânico, as ações se encontram agora em um nível historicamente baixo. Porém, o alcance e a rapidez de uma eventual recuperação continuam sendo muito incertas", opina Sreekala Kochugovindan, analista do Barclays Capital em Tóquio.

Leia mais sobre: Bolsas de valores

Leia tudo sobre: bolsa de valoresbolsas asiáticas

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG