Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Veterano Paul Volcker, ex-presidente do Fed, se soma à equipe de Obama

O nome do ex-presidente do Banco Central americano (Federal Reserve, Fed) Paul Volcker, 81 anos, designado nesta quarta-feira por Barack Obama para liderar uma nova equipe de conselheiros econômicos encarregada de encontrar soluções para a crise, estava na lista de possíveis secretários do Tesouro.

AFP |

Volcker, que presidiu o Fed entre 1979 e 1987, antes de Alan Greenspan, comandará o "Conselho do presidente para a reconstrução econômica", anunciou o presidente eleito Barack Obama durante uma entrevista coletiva.

Famoso por ter acabado com um período de forte inflação no início dos anos 80, Volcker já deu vários conselhos a Obama desde que a crise financeira piorou, em setembro.

Nascido em setembro de 1927 em Cape May, no estado de New Jersey (leste dos EUA), ele se formou nas prestigiadas universidades de Princeton e Harvard.

Começou a trabalhar no Fed de Nova York em 1949, como assistente de pesquisador. Em 1952, ele voltou como economista ao departamento de pesquisa, e integrou o departamento das ações e obrigações em 1955. Dois anos depois, saiu para trabalhar no banco Chase Manhattan.

Em 1962, Volcker entrou no departamento do Tesouro como diretor do setor das análises financeiras. No ano seguinte, foi nomeado subsecretário dos assuntos monetários. Em 1965, voltou ao Chase Manhattan para assumir a vice-presidência.

Volcker foi subsecretário do departamento do Tesouro para assuntos monetários de 1969 a 1974, antes de assumir o comando do Fed de Nova York.

Nomeado pelo presidente Jimmy Carter para dirigir o Banco Central de Nova York em 1979, ele se manteve no cargo até 1987.

chl/yw/sd

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG