Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Venezuela e Rússia assinam acordos de cooperação

A Venezuela e a Rússia assinaram sexta-feira 15 acordos de cooperação, principalmente sobre a indústria naval, a criação de um fundo binacional de quatro bilhões de dólares e a construção de uma usina de fabricação de veículos.

AFP |

Os acordos foram assinados ao término da reunião em Caracas da comissão de alto nível entre os dois países, da qual participou o vice-primeiro-ministro russo Igor Setchin.

A reunião serviu para preparar a visita oficial à Venezuela do presidente russo, Dmitri Medvedev, prevista para os dias 26 e 27 de novembro. Novos acordos deverão ser assinados durante esta visita, inclusive um sobre a energia nuclear com fins civis.

Outros acordos assinados na sexta-feira envolvem a formação de empresas mistas para produzir eletricidade, e o desenvolvimento comum dos setores da mineração e da indústria cerâmica.

Estes acordos "constituem apenas uma primeira etapa", destacou Setchin. "Conversamos sobre outros 40 projetos, e temos agora que trabalhar para realizá-los", acrescentou.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, declarou que seu país mantém com a Rússia "relações construtivas, baseadas no respeito mútuo".

Na manhã de sexta-feira, Chávez e Setchin assistiram ao lançamento da exploração do primeiro campo de gás nas águas do Golfo da Venezuela, conduzida pelas companhias Petroleos de Venezuela (PDVSA) e Gazprom.

 

Leia tudo sobre: rússiavenezuela

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG