Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Vendas no varejo caem 0,3% em dezembro e crescem 9,1% em 2008,diz IBGE

RIO - O volume de vendas do comércio varejista nacional expandiu-se 9,1% no ano passado completo. No mês final de 2008, houve declínio de 0,3%, seguindo recuo de 1% em novembro e de 1% em outubro, considerando ajuste sazonal.

Valor Online |

Em relação a dezembro de 2007, porém, o comércio varejista avançou 3,9%. As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na passagem de novembro para dezembro do ano passado, quatro das oito atividades analisadas verificaram queda, como Móveis e eletrodomésticos (-3,7%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,8%). Em sentido inverso, Livros, jornais, revistas e papelaria registraram acréscimo de 1,2% e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação ampliaram-se 11,9%.

Respeitando o comparativo dezembro de 2008 com mesmo mês do exercício antecedente, sete de oito atividades do varejo tiveram volume de vendas maior. A exceção ficou com Tecidos, vestuário e calçados, com baixa de 6,3%.

A receita nominal de vendas diminuiu 0,6% entre novembro e dezembro do ano passado. Ante o mês final de 2007, houve, contudo, ampliação de 9,6%. Em 2008 completo, a alta foi de 15,1%.

O comércio varejista ampliado, que inclui o comércio de veículos, motos, partes e peças e material de construção, apresentou elevação de 9,9% no volume de vendas em 2008 em relação ao exercício anterior. Nesse confronto, a receita nominal ampliou-se em 15,1%. Entre novembro e dezembro de 2008, as vendas cederam 1% e a receita nominal teve queda de 0,8%, na série com ajuste sazonal.

(Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG