Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Vendas no varejo brasileiro caem 0,2% em julho e crescem 11% ante 2007

RIO - As vendas do comércio varejista nacional diminuíram 0,2% em julho em relação ao mês anterior, interrompendo quatro meses de crescimento. Em junho, houve elevação de 1,1% (número revisto).

Valor Online |

No confronto com julho de 2007, as vendas no varejo ampliaram-se 11%. Nos sete primeiros meses deste ano, a alta equivaleu a 10,6%. Em 12 meses, a expansão foi de 10,2%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre junho e julho, na série com ajuste, quatro das dez atividades analisadas verificaram recuo - Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,5%); Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,7%) e Tecidos, vestuário e calçados (-3%).

Perante julho de 2007, todas as atividades do varejo obtiveram aumento no volume de vendas, merecendo citar Móveis e eletrodomésticos (19,6%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,4%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (21,3%), Combustíveis e lubrificantes (15%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (15,1%).

Consta ainda do levantamento que a receita nominal de vendas subiu 0,5% entre junho e o mês seguinte e aumentou 18,5% em relação ao sétimo mês do calendário passado. No acumulado do ano, a elevação correspondeu a 16,3%. Em 12 meses, o acréscimo chegou a 15%.

O comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, apresentou ampliação de 1% no mês em julho com relação às vendas. Quanto à receita nominal, houve elevação de 1,8% no mês. No comparativo com julho de 2007, as vendas avançaram 16,5% e a receita, 23,2%. De janeiro a julho deste calendário, houve alta de 14,6% nas vendas e de 19,7% na receita.

"(Valor Online)"

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG