Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Vendas no comércio de shoppings mostra estabilidade em relação a 2007

RIO DE JANEIRO - As vendas de fim-de-ano no comércio de shoppings do Rio de Janeiro devem empatar com o resultado apurado no ano passado. Até o momento, foi registrado um pequeno aumento de 0,2%, o que indica estabilidade, segundo revelou pesquisa efetuada pela Associação das Empresas Lojistas em Shoppings Centers do Estado do Rio de Janeiro (Aloserj).

Agência Brasil |

O diretor-executivo da entidade, Gilberto Catran, disse nesta quarta-feira à Agência Brasil que será difícil recuperar o movimento do ano inteiro, prejudicado pela crise financeira internacional, apesar de o Natal representar um quarto das vendas totais do comércio de shoppings. Até novembro, o setor amargava uma retração nas vendas de 7%, disse Catran. Como as vendas do Natal até agora não cresceram em relação ao ano passado, vai ser difícil recuperar.

Ele destacou que o comércio popular, como a região de comércio a céu aberto conhecida como Saara (Sociedade dos Amigos e das Adjacências da Rua da Alfândega), localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro e composta por 1.200 estabelecimentos comerciais, distribuídos por onze ruas, o crescimento observado nas vendas é de cerca de 12%. Também no comércio tradicional de alguns bairros mais elitizados, como Ipanema, na zona sul da capital fluminense, foi registrado incremento nas vendas de 4%.

Segundo Catran, isso está mostrando que ocorreu o efeito da crise afetando as vendas, mas não da forma que se imaginava, que teria até índices negativos. O diretor-executivo da Aloserj afirmou que a antecipação do período de promoções e liquidações para giro dos estoques favorece o consumidor.

Leia mais sobre comércio

Leia tudo sobre: comércio

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG