Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Vendas no comércio de São Paulo sobem 6,9% em julho

As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) cresceram na primeira quinzena do mês

Valor Online |

As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) - um termômetro das vendas a prazo do comércio - tiveram crescimento de 6,9% na primeira quinzena de julho, em relação ao mesmo período de 2009.

O balanço foi divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que ressaltou que o crescimento foi obtido apesar de o dia 2 de julho, último jogo do Brasil na Copa, ter sido uma data praticamente perdida para o comércio. Já as consultas ao SCPC/Cheque - termômetro das vendas à vista - subiram 4,4% na primeira metade deste mês, também na comparação anual.

Em relação à primeira quinzena de junho, as consultas ao SCPC caíram 2,9%, refletindo o arrefecimento das vendas de televisores a partir da saída prematura da seleção brasileira de futebol do Mundial. Nessa base de comparação, houve baixa de 5,6% nas consultas ao SCPC/Cheque, que, na maioria das vezes, correspondem a vendas de produtos de baixo valor, como roupas e calçados.

Tal resultado também reflete a ocorrência do Dia dos Namorados no dia 12 do mês passado, o que puxou as vendas no período. Os dados da ACSP ainda indicam um aumento da inadimplência na primeira quinzena do mês, quando os atrasos no crediário subiram 2,8% em relação a 2009. No entanto, a associação diz que a inadimplência não preocupa, uma vez que sua taxa cresce abaixo da expansão das vendas. "É preciso aguardar o fechamento do mês para verificar se as tendências apontadas pelos indicadores se confirmam ou se decorreram apenas de fatores circunstanciais", assinala a ACSP.

Leia tudo sobre: comércioacsp

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG