Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Vendas mundiais de celulares vão cair pela primeira vez em 2009

As vendas mundiais de telefones celulares aumentaram apenas 6% no terceiro trimestre deste ano, ficando em 309 milhões de unidades, contra 16% em 2007, e devem ainda pela primeira vez na história diminuir em 2009, anunciou nesta terça-feira o instituto de estudos especializados Gartner.

AFP |

O mercado vem registrando alta ininterrupta há dez anos e deve avançar 8% em 2008, segundo o instituto, uma das referências neste ramo, que espera ainda em agosto um crescimento de 10,6%. Em 2007, o mercado havia crescido 16%.

Entre as causas deste desaquecimento, Carolina Milanesi, diretora de pesquisa no instituto, citou em um comunicado a combinação de vendas mais fracas que o previsto no terceiro trimestre, a falta de disponibilidade dos telefones mais usados e a falta de produtos atraentes.

No terceiro trimestre de 2008, a crise aumentou a concorrência entre Sony Ericsson, Motorola e LG pelo terceiro lugar, o nipo-sueco ficando na posição, com 24,8 milhões de unidades vendidas (8,1% do mercado).

A finlandesa Nokia continua liderando, com 118 milhões de telefones (38,2%), seguida pela Samsung com 52,9 milhões (17,1%).

"A situação econômica mundial "também afetou as vendas nos mercados emergentes neste trimestre, principalmente as renovações de celulares", segundo Milanesi,.

O mercado desacelerou na Europa Ocidental, com 43,5 milhões de telefones vendidos (-7,8%), e no Japão, com 9,4 milhões de vendas (-28%), mas continua aumentando no resto do mundo.

ka/lm

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG